ORGANIZANDO O ROTEIRO DA PEÇA

"Proposta para a dramaturgia de nossa montagem a partir da experiência de fazermos o Como Funciona a Sociedade (CFS) I e II do NEP 13 de maio.

O CFS se divide em dois módulos. I e II. Cada módulo dividido em 2 dias.
Não vou tentar retomar aqui o coube de conteudo em cada módulo. O segundo módulo é bastante mais complexo, e ainda mais além do que conseguimos dominar com segurança de conteudo.
De qualquer forma, fica claro que só é possível se chegar em tais questões do segundo módulo depois de discutidas as anteriores, portanto mais fundamentais, presentes no primeiro módulo e que faz o seguinte percurso:

SENSO COMUM - dos participantes, exposto e organizado, na medida do possível. Todo caótico e desorganizado, nada coerente. Mas uma conclusão - dentro do senso comum - é possível:
MELHOR SER RICO - ricos vivem melhor. Mas:
COMO UM RICO FICA RICO? - é dado um exemplo de discurso burgues que explica como o rico ficou rico. (historia do dono do Bradesco). Explicações falsas porque tem um monte de pobre com as mesmas qualidades pessoais. Não conseguimos descobrir, talvez porque precisamos de um
MÉTODO - decompor e recompor. Vamos decompor a sociedade para analisar e descobrir a origem da riqueza e de como o rica fica rico. Então entramos na explicação marxista de da realidade. Até se chegar no conceito de mais valia. O momento que descobrimos que o capitalista não rouba o trabalhador, faz um raleção honesta na qual ganha aquele monte de papeis/sapatos e quase nada fica com quem produziu.


O curso tem "dinâmicas" para ser melhor compreendido por que participa (ex: "segura esse lápis que é um barco e essa garrafinha que é uma mansão; agora vc é rico. Me da de volta esse lápis que e a garrafinha; agora é pobre. A riqueza então ta na coisa ou na pessoa?"). Isso pouco vai nos ajudar pq vamos fazer teatro. Acho que é a trilha didática de raciocínio e a selação de conteúdo que devemos fazer igual.

Má notícia: eita bagaça complicada que é isso. Boa notícia: acho que o central dos elementos da explicação apresentada no curso estão presente no resumão de "o Capital" que chama "O capital uma leitura popular", nos cap 1 e 2 e 8 (apesar da ordem da explicação não ser a mesma). No final do email vou colocar o trecho. E que resumão bom!                                 


Mauro

(cap 1 e 2 e 8 retirados de https://desmentindoreacionarios.wordpress.com/2013/11/17/resumo-de-o-capital-por-carlo-cafiero/ )"




QUADRO 1
 
EXPREMENDO O QAUDRO 1, QUAIS QUESTÕES QUEREMOS LEVANTAR?


QUADRO 2

A) SENSO COMUM

-Tudo Naturalizado
-Fragmentação
-Inimigos de nós mesmos
ORA, NÃO CONCORDAMOS COM NADA?
B) SER RICO É MELHOR QUE SER POBRE
-Cenas sobre as vantagens de ser rico

C) COMO O RICO FICA RICO?
- Cenas sobre como o rico fica rico

D) CONSTATAÇÃO: A RIQUEZA ESTÁ NAS COISAS/MERCADORIA
-Por trás das mercadorias há trabalho humano
-Cenas que mostrem que é o trabalho que agrega valor às coisas# E A MÁQUINA?

E POR QUE O TRABALHADOR NÃO FICA RICO?

E) MAIS-VALIA
-Esquema: materia prima+meios de produção+força de trabalho
-A força de trabalho é a única mercadoria que consegue produzir valor maior que seu próprio valor.
-O trabalhador não recebe pelo que produz, mas o necessário para a sua sobrevivência - SALÁRIO.
 
D) QUAL É A BOA NOTÍCIA?
- Trabalhador como sujeito histórico. É ele que constrói e é ele quem pode destruir e construir o novo.